Notícia

05/02/2024 às 14:25

10 anos de Navio Pirata: BaianaSystem desfila no Furdunço este domingo (04)

Banda completou 15 anos de trajetória

[10 anos de Navio Pirata: BaianaSystem desfila no Furdunço este domingo (04)]

Na noite deste domingo (04) o Navio Pirata saiu mais uma vez no percurso que liga o Clube Espanhol ao Farol da Barra, na sua tradicional pipoca da BaianaSystem. 

A banda que encerrou a noite com mais de 50 atrações do Furdunço, celebrou seus 15 anos de trajetória. Grupo comandado por Russo Passapusso já faz parte da tradição carnavalesca da cidade. 

"É o Carnaval de 15 anos de Baiana e, com isso, vem com um grande significado pra gente, é um Carnaval que é pós-pandemia, pós uma série de coisas que a gente vem tentando fazer ali na avenida, falando de paz, de amor, o grito que Russo puxa de 'É só amor'. Por isso a gente está chamando esse Carnaval de 'Batukerê: Toda Fé, Toda Paz'", comenta o guitarrista Roberto Barreto.  

Com o tema "Batukerê: Toda Fé, Toda Paz", Baiana System marca a folia com participações especiais as longo do percurso como Luedji Luna, Vandal, BNegão, do cabo-verdiano, Dino D'Santiago e o Dj Branko. 

"Esse Carnaval precisa de uma expressão: a expressão que eu quero usar é 'toda fé, toda paz'. Porque quando eu falo paz eu digo a minha, mas eu quero respeitar a sua. Quando eu digo fé, eu quero toda, então, esse é um código muito importante para a gente sair para as ruas", defende Russo, vocalista do coletivo.

Além dos 15 anos, a banda também celebrou o marco de 10 anos do trio icônico, Navio Pirata no Carnaval. 

"O Navio Pirata é algo que transformou um pensamento, mostrou outros caminhos, correu numa contramão. Por isso, a ideia de pirataria do que foi estruturado como indústria do axé, do mercado, da ocupação das ruas, com um trio menor, mais próximo do público, na contramão do que é o circuito, que não é pensado e não é produzido pelos grandes grupos que formavam esse Carnaval. Esses 15 anos de Baiana se misturam com isso. Sempre tivemos muito forte a coisa do Carnaval e da circulação fora do Brasil nos outros períodos. Fazer esse intercâmbio entre o que a gente tem, por morarmos em Salvador, falarmos da música daqui, mas de olho no que está acontecendo nos outros lugares", afirma Roberto.

Há quem diga que quem conhece a pipoca de Baiana, jamais esquece!  Quer saber mais? Acompanhe as notícias em nosso site e em nossas redes sociais.

 

Comentários