Notícia

21/08/2020 às 11:59

Após críticas de Caetano Veloso e especialistas, a Rolling Stones publica dossiê sobre Samba de Roda

[Após críticas de Caetano Veloso e especialistas, a Rolling Stones publica dossiê sobre Samba de Roda]

(Foto: Luiz Santos/Acervo IPHAN)

Tudo começou durante a live em comemoração aos 78 anos de Caetano Veloso, no qual o seu filho apareceu tocando o prato-e-faca, durante algumas canções de samba de roda.

No Twitter e logo depois uma das principais revistas de músicas "Rolling Stones" publicarem falando "momento inusitado e cômico" e a Folha de São paulo afirmar "Que o prato e a faca serviram para dar uma atmosfera caseira a live", especialistas e o próprio Caetano foram em cima dessas afirmações.

Observação: Após as críticas a Folha de São paulo apagou esse trecho e fingiu que nada aconteceu.

Em vídeo publicado pelo cantor, ele disse: “Prato e faca em um samba de roda na Bahia é obrigatório, instrumento tradicional. Não só na Bahia. João da Bahiana e aqui no Rio ainda tem gente que toca em área de samba mesmo. Agora uma revista de música pensar que o prato e a faca foi inventado na hora porque Moreno não tinha instrumento, é uma maluquice, uma ignorância inacreditável”, diz Caetano. 

Na legenda do vídeo, ele reafirma que não há nada de inusitado no uso do instrumento: “Qualquer profissional que se propõe a falar sobre música deveria ter o aprofundamento necessário para tratar de nossa cultura com mais cuidado e respeito”.

Outro que falou a respeito foi o pesquisador e jornalista GG Albuquerque que escreveu o artigo Samba de roda: O prato e faca como tecnologia sonora. Ele criou um panorama histórico desde os primeiros registros passando por nomes como: João da Baiana e Dona Edith do prato, chegando em dona Canô, mãe de Caetano e Maria Bethânia e atualmente no pagodão do Psirico.

Em nota na época, a revista se pronunciou falando: "Logo no início da live, chamou a atenção dos fãs no Twitter que assistiam ao aguardado show virtual de Caetano Veloso o fato de Moreno Veloso, filho dele, ter tocado o prato-e-faca, símbolo importantíssimo da história do samba de roda do Recôncavo e da história brasileira".

Completou dizendo: "Portanto, essa percepção foi incluída no texto acima de forma completamente equivocada e, assim que revisada, apagada. A Rolling Stone Brasil reconhece, lamenta profundamente o erro e pede desculpa a todos que se sentiram ofendidos com as palavras encontradas aqui, em especial (em memória) à dona Edith do Prato e àqueles que fizeram da cultura do prato-e-faca uma expressão musical fundamental da cultura do País".

Nesta semana, após todas essas situações, a própria revista publicou um Dossiê referente a esse assunto, pelo ponto de vista de J. Velloso, Marcos Santos, Carlos Sandroni, Rosildo Rosário e Any Manuela,

Agora novas discurssões estão retornando sobre o assunto: Se eles fizeram esse dossiê não pela importância e sim para limpar a imagem da marca ou se é por uma boa causa e mostrar mais a cultura do Nordeste?! 

Qual é sua opinião sobre o assunto?

 

Comentários