Notícia

19/06/2019 às 10:23

Licor das Freiras do Convento do Desterro

[Licor das Freiras do Convento do Desterro]

O Convento de Santa Clara do Desterro, no centro da cidade, é o mais antigo monastério do país, fundado no sec. XVII. Como se não bastasse a importância histórica, as Freiras tornaram o local algo bem típico de se visitar durantes as festas no mês de junho: um dos principais pontos de produção de licor da cidade, tão tradicional das Festas de São João.

O costume de produção de licores veio de Portugal, junto com as Irmãs Clarissas, nos anos 1670. Depois, elas passaram a receita para a Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, que atualmente gerem o espaço. De acordo com a Irmã Aparecida dos Santos, uma das responsáveis pelos licores, a produção acontece ao longo do ano, se intensificando ainda mais no mês de junho.

A lojinha do convento atende pelo nome de Confeitaria São José, e tem ao todo 23 sabores à venda como anis, limão, maracujá, cacau, pitanga, hortelã, erva-doce, canela, goiaba, carambola, Guãco , caju e jabuticaba. Também produzem sequilhos e doces de frutas cristalizadas, como o de jenipapo. Por falar nisso, os licores de jenipapo e o de rosas estão entre os mais vendidos.

Via Salvador Da Bahia

Galeria

Comentários