Notícia

16/01/2024 às 17:08

Presidente de 'As Muquiranas' fala sobre primeiro Carnaval com proibição de pistola de água

Lei sancionada em junho do ano passado proibiu o uso nos circuitos

[Presidente de 'As Muquiranas' fala sobre primeiro Carnaval com proibição de pistola de água]

O presidente de "As Muquiranas", Washington Paganelli declarou que o bloco não terá grandes mudanças. Isto porque em 2024, é o primeiro carnaval que entra em vigor a lei que proíbe o uso de pistolas de água nos circuitos. 

“As Muquiranas vai sair como todo ano vem saindo, não muda nada. O bloco nunca realizou distribuição de pistolas. Aquelas pessoas que compram suas pistolas e vão para a rua, esse ano é proibido, e a responsabilidade dessa fiscalização e punição é totalmente da polícia. As Muquiranas, assim como nenhum outro bloco, não tem poder de polícia”, declarou ao Metro1, nesta terça-feira (16).

O bloco é tradicionalmente conhecido por estar envolvido com os epsódios com o uso dos equipamentos em dias de carnaval. A lei sansionada em junho de 2023 foi tomada após diversas denúncias de casos de violência contra mulher na folia, entre as vitimas está uma mulher que levou jatos de água e empurrada por integrantes do bloco.

Outra modificação implementada, agora em resposta a uma ordem do Ministério Público da Bahia (MP-BA), foi a codificação das fantasias dos participantes do bloco, visando simplificar a identificação de eventuais suspeitos em situações de agressão e importunação sexual. Em edições anteriores, a administração do bloco já tinha formalizado Acordos de Ajustamento de Conduta (AAC), devido às atitudes dos foliões.

"As Muquiranas" desfila em 2023 com o tema Deusas da África, com bandas como Lá Furia, Psirico e Parangolé. Pangelli novamente reiterou que o bloco sempre combateu a violência e continuará.

*Foto: Secom/Valter Pontes

Comentários