Notícia

12/03/2022 às 10:42

Saiba Agora! Somente este ano, foram mais de 30 eventos cancelados ou adiados na Bahia

[Saiba Agora! Somente este ano, foram mais de 30 eventos cancelados ou adiados na Bahia]

(Foto: Fábio Marconi)

Mais de 30 eventos, públicos e privados, tiveram suas datas alteradas ou foram cancelados no estado desde janeiro deste ano. As chuvas que atingiram a capital baiana também tiveram participação nas justificativas de adiamento, principalmente dos eventos em orla ou ao ar livre. 

Romário Almeida trabalha com produção cultural, artística e executiva há nove anos, e explica que eventos que dependem de bilheteria, patrocinados ou não, não conseguem zerar os custos e gerar o mínimo de lucro com um público tão reduzido. 

“O resultado disso foi o aumento exponencial dos valores de ingressos que infelizmente acabam penalizando o público. Não é só essa razão que justifica os valores altos, mas esse com certeza é um importante motivo”, conta.

O produtor ainda destaca que eventos geram, naturalmente, aglomerações, e que acredita que os decretos municipais não foram suficientemente explícitos quanto ao critério do número de pessoas permitidas. “Sobretudo nesse momento que pulamos de 1.500 para 8.000 pessoas quase que repentinamente”, afirma.

Assessor de imprensa na Isé - Música Criativa, Vinícius Cerqueira conta que alguns ensaios de verão do Afrocidade foram adiados no início deste ano por medidas de segurança e que as restrições estaduais foram prejudiciais no sentido de não ter “público pagante o suficiente para cobrir custos.”

Com a recente ampliação do número de público permitido nos eventos para 8 mil pessoas e 50% da capacidade do local, os profissionais estão otimistas com a retomada do setor. 

“É um respiro para o setor cultural. É uma cadeia produtiva com muitos profissionais diretos e indiretos, empresas de pequeno e grande porte, que veem nesse momento a oportunidade de retomar as atividades com segurança”, diz Romário.

Matéria de zerem Carla do Bahia Notícias 

Comentários